quinta-feira, 4 de junho de 2009

O destino do Podengo Crioulo:

Com o desenvolvimento urbano e a implementação de políticas de saneamento, além da melhoria material das condições de vida nas cidades, os cães soltos passam a ser encarados como problema público, e de fato o são. A superpopulação canina e a ocorrência de zoonoses fez com que a sociedade se organizasse, criando instituições que tem o objetivo de melhorar estes problemas, principalmente através da castração em massa e programas de adoção de animais de rua.
Como tudo no Podengo é paradoxal, estes fatos positivos tem acarretado um inesperado efeito colateral negativo nesta raça. Os Podengos estão gradualmente desaparecendo nas cidades. Em uma pesquisa feita com 553 fotos de cães de todas as raças em sites de adoção brasileiros, obtivemos 28 fotos de Podengos Crioulos típicos. Todos haviam sido castrados para adoção. Estamos perdendo alguns dos animais mais típicos que temos e, se algo não for feito, a perda de patrimônio genético será irreparável.
Visto que concordamos totalmente com os programas de castração e adoção de cães de rua, iniciamos uma campanha de cadastramento de proprietários de cães Podengo Crioulo típicos, com fotos e anotações sobre o temperamento. Propomos as seguintes soluções para resgatar a mais antiga raça nacional.
1- Apoio da mídia, para ampliarmos em nível nacional a campanha de cadastramento de proprietários de exemplares típicos da raça.
2- Incentivo à adoção responsável de cães Podengos típicos, ainda abundantes em centros de adoção.
3- Reprodução controlada de exemplares selecionados em provas de morfologia e comportamento.

É hora de valorizarmos este patrimônio genético nacional, começando a criação organizada dos Podengos Crioulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário