sexta-feira, 5 de junho de 2009

Podengo Crioulo: a nova velha raça do Brasil.
Você certamente já viu um Podengo Crioulo ou talvez até já tenha tido um e não sabia. O fato é: uma das mais antigas raças de cães do Brasil e, certamente, uma das mais populares, é também uma grande desconhecida. Como assim? Bem vamos começar do início...
Em todo o litoral e ilhas do Mar Mediterrâneo há ocorrência de um tipo comum de cão desde tempos imemoriais, havendo registros em pinturas rupestres de culturas do Saara, anteriores ao Império Egípcio, que já mostram estes cães em atividades de caça. No Egito antigo eles foram cultuados e representados em diversas obras.
Presume-se que este cão tenha se espalhado por toda a região do Mar Mediterrâneo pelos antigos mercadores Fenícios, pois lá se encontram hoje em dia diversas variedades regionais do mesmo tipo básico, designado normalmente como Podenco ou Podengo.
Em Portugal, país cujo litoral se situa próximo ao Estreito de Gibraltar, portal do Mediterrâneo, ocorre uma variedade deste antigo cão em três tamanhos diferentes e três tipos de pelagem: pequeno, médio e grande com pelagem curta, dura ou longa. O nome desta raça é Podengo Português.
Com a colonização portuguesa no Brasil, vieram também os Podengos, animais rústicos e criados de forma semi-selvagem, mas extremamente eficientes como cães de alarme e caçadores. Eram os cães das classes populares de Portugal e rapidamente tornaram-se os fiéis companheiros das classes populares do Brasil. Estes cães miscigenaram-se com Podengos africanos provenientes do intenso intercâmbio com a África e cães indígenas que aqui já existiam. Hoje podemos encontrar Podengos extremamente típicos vagando pelas ruas das cidades brasileiras e chamados de vira-latas, coisa que de fato fazem como parte de sua estratégia de sobrevivência frente ao abandono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário